Uma gota de filosofia

Olá a todos!

Uma gota de filosofia! Vamos começar pela teoria das emoções de Jean-Paul Sartre. Vejam o que ele escreve a respeito:

“(…) Uma emoção remete ao que ela significa. E o que ela significa é, de fato, a totalidade das relações da realidade-humana com o mundo. A passagem à emoção é uma modificação total do “ser-no-mundo”.

Fonte: Sartre, J. P. (2007). Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM.

110507sartrejeanpaul

Por uma leitura não muito aprofundada da teoria sartreana (e aqui não é meu objetivo mergulhar em sua filosofia), devemos pensar que as emoções são significadas de modos diferentes por diferentes pessoas, em seus mais variados contextos.

Uma situação de dor, de traição ou mesmo de separação pode ser vivida (experienciada) de maneiras distintas. Ou seja, cada um significa uma vivência de uma forma única. Assim, ao refletir sobre o seu problema atual (não necessariamente afetivo) deve-se partir de uma imersão nos significados atribuídos que nós próprios criamos. É a partir disso que podemos avaliar a situação e, amadurecidos, modificá-la, recriá-la, superá-la ou possibilitar significados novos e mais salutares! Nós também somos os significados que construímos/produzimos!

Até o próximo post!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s