De que mulher estamos falando? Depende.

Chico Buarque, em sua música ” Mulheres de Atenas”, traz o propósito de uma mulher submissa ao marido, que deveria esperar pelo seu homem, abnegada, em silêncio e conservando a sua força. Mas que mulher é esta retratada na canção? Ela existe? De que mulher estamos falando na atualidade?

A mulher já foi vista como um ser inferior, como uma pecadora, como um ser que jamais poderia ser cidadão, como um ser menor. Ter uma filha já foi sinônimo de desgraça, de dor, de prejuízo e até de mau agouro. Muito se fala em filósofos como Aristóteles, Voltaire e outros, mas não sabemos ao certo quais eram as suas concepções de mulher – que não eram apenas deles, mas também faziam parte de um contexto – contexto este que vem sendo desenhado de maneiras diferentes na contemporaneidade, principalmente no ocidente. Vejam este vídeo do Café Filosófico (com Jorge Forbes e Maitê Proença) que, em tom hilário, mostra algumas das concepções sobre mulher já retratadas em nossa história!

E aí, qual a mulher que está na boca das pessoas hoje? Quanto disso ainda está submerso no inconsciente das pessoas (homens e mulheres!)? Sem dúvida, muito já foi mudado, mas e como fica na prática – as mulheres têm sido respeitadas em seus direitos e tendo acesso aos mesmos domínios do homem em termos de trabalho, de oportunidades e de direitos? Mais um convite à reflexão – de homens e mulheres. Será que, como pensava Eurípedes, a mulher tem como principais virtudes o silêncio e a submissão? Ainda bem que as coisas mudaram, pelo menos esses discursos soam com estranheza hoje em dia. Mas não vou me furtar a dizer que o buraco, como sempre, é mais embaixo.

Um abraço a todos e um ótimo fim de semana!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s