Ponham um pouco de arte em suas vidas!

Erica Eme: alegria que vem da arte!
Erica Eme: alegria que vem da arte!

É incrível como a arte é importante em nossas vidas. Depois de um dia tenso de trabalho ou das cem-mil preocupações que temos ou que elegemos para a nossa vida, assistir a uma peça de teatro, um filme ou um desfile, qualquer coisa, pode nos suspender daquela realidade que, por vezes, nos sufoca e mesmo angustia. Precisamos de arte para viver (“a gente não quer só comida…”), diferente dos animais, precisamos de emoções, de esperança, de beleza e alegria para continuarmos vivos e para construirmos sentidos vários em nossa existência. Quando olhadas pelo prisma da beleza, as pessoas saem de seus papéis sociais tido como comuns e passam a ser alvo dos olhares, dos desejos e acabam despertando emoções das mais variadas nas pessoas. E o mais importante: em si mesmas!

Geisa Rodrigues e Karine Mencucini, em desfile de J. P. Trovó e Erica Eme.
Geisa Rodrigues e Karine Mencucini, em desfile de J. P. Trovó e Erica Eme.

Ontem assisti a um desfile de uma estilista amiga minha, Erica Eme, e a forma como uma roupa pode modificar uma pessoa (o modo como ela mesma se vê) é fascinante. Não quero falar da arte fútil e que apenas elege como belo aquilo que é padrão (ou uma beleza que é bem fora do padrão e nunca a encontramos nas ruas ou, muito menos, para estabelecer relacionamentos). Falo da arte que faz nossos olhos brilharem e imprime uma nova forma das pessoas se perceberem, se mostrarem bonitas e se sentirem especiais.

As aparências não podem julgar uma pessoa, mas é inevitável concluir que a arte tem um papel primordial em nossas vidas: ela pode nos transformar, ela pode nos mostrar outras possibilidades de ser, de se expor, de se encontrar e de ser feliz. Uma dose de arte hoje vai, com certeza, fazê-lo pensar em tantas coisas que a pressão do dia-a-dia relegou para segundo ou terceiro planos. A beleza não deve ser confundida com perfeição ou inacessibilidade (não é bela apenas quem é magra, tem olhos claros e desperta a atenção de todos – a beleza mais autêntica é outra!). Ela está em todos os lugares e pode se tornar acessível de diferentes modos. A beleza é uma virtude que devemos cultivar em cada um de nós, em um processo florescimento contínuo (e nem sempre fácil) de nossas potencialidades, de dentro para fora e também de fora para dentro.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

17 comentários em “Ponham um pouco de arte em suas vidas!”

  1. Eu conheço essa estilista. Vi ela na teeveisao faz um tempinho sobre desfile de outono e ela é demais!!! quero um aotografo! pede pra ela pra mim, rsrsrs

  2. Oi, Rosana, a Erica é realmente ótima e expressa a arte na sua mais pura vertente. Todos nós merecemos entrar em contato com isso na vida, é muito importante e só nos enriquece!
    Abraços e muito obrigado pelo comentário!

  3. Eu acredito que existam pessoas evoluídas e pessoas que têm dificuldade em crescer – preferem ficar apegadas em seu lugarzinho e, por isso, nao dao o valor correto ao interno, ao sentimento, à arte…
    Quem me ensinou isso foi um amigo meu … esse amigo é o responsável pelo blog alcoolgel! Nem precisa ressaltar o quanto ele é sábio, ne!!

  4. A Erica é mesmo demais! Uma poesia em pessoa!!
    E além de poesia é tb inspiração! Como foi para esta postagem e para as vidas que a cercam! E vivam a Erica e a Arte!!

    1. Kaká, a Erica Eme é uma inspiração para todos nós!
      Beijos e muito obrigado pela sua participação, escreva sempre!

  5. Nossa, obrigada! Fui ler agora os comentários e fiquei emocionada! O que o nosso colega Fabio diz é a mais pura verdade. Devemos ter arte em nossas veias, desde o paninho de chão que fica na porta de casa até o último fio de cabelo! Isso acalma a alma e adoça a vida! E super desembaça! Assim como o álcool-gel!

  6. Parabénss Erikinha!!!
    O desfile deve ter sido um sucesso..sem dúvidas!
    Me avise do próximo…que eu qro ir assistir..
    Beijos!

  7. QUE-RE-DO.. (CREDO) hauahau.. ngm gostou da minha criação?? td bem.. podem tirar a foto.. rsrs. BRINCADEIRINHA .. Gostei da foto e da postagem.. Xoxo. JP TROvó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s