Insegurança na medida

Muito se fala em ser seguro. A própria ideia de autoestima é baseada no quão seguro você está de si e de seus próprios valores, daquilo que você gosta, inclusive em seus relacionamentos. Você tem certeza (está seguro) que seu namorado realmente a ama? E ele, está seguro dessa relação?

Quem é responsável por atribuir segurança a uma relação? Você lê em todos os lugares que tem mostrar seus sentimentos, que precisa estar disponível, se expressar, se mostrar receptiva, interessada, deixar claro seus sentimentos e as suas intenções. Qualquer homem estaria seguro em relação ao que você sente se você demonstrasse o tempo todo o quanto gosta dele. A questão é que quando temos certeza do que uma pessoa sente por nós podemos acabar negligenciando esse amor. Se ele está pronto, construído e seguro, não é preciso elaborar planos para mantê-lo vivo, não é preciso apimentar nada, buscar nada. Assim, o sentimento que era amor pode acabar. Pode morrer por falta de oxigênio.

Assim, deixar o seu namorado um pouco inseguro às vezes pode ser bom para a própria relação. E se ele tiver que batalhar por você? E se ele tiver que te conquistar diariamente? Não é preciso deixá-lo sem saber o que você quer. É apenas deixá-lo um pouco inseguro às vezes. Isso pode fazer bem. Pode fazer, inclusive, com que ele olhe para você com outros olhos. E não há como negar que isso faz toda a diferença.

Insegurança já!

Boa sorte!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

3 comentários em “Insegurança na medida”

  1. Despertou-me o texto acima, pois fala-se tanto em apimentar os relacionamentos, buscar estratégias, mudar o visual, posições, de conhecer o outro…e nos esquecemos que nem sempre uma relação já dita sólida, com muitos anos de convivência é sinal de segurança. De o homem ou a mulher dizer nela(e)eu tenho segurança, não no sentido somente de traição, mas nas atitudes, gestos, comportamentos, até porque acredito que mudamos um pouquinho a cada dia.
    Digo tudo isto, pois namoro faz alguns anos, 6 para ser mais exata, e todos estes anos não foram suficientes para o meu noivo ter segurança em mim e achei isto o máximo, diante desta situação: decidimos ficar noivos e, ele não quis contar para ninguém, pois ainda não estava acreditando que eu fosse aceitar colocar uma aliança. “Você muda toda hora”, disse ele, e o pior, ele ainda não quer contar, mesmo com quase 1 mês. Sei que não é muito tempo, mas ele não tira a aliança do dedo por nada e eu fico mais sem do que com ela.Deixá-lo com a “pulga atrás da orelha” não tem coisa melhor, parece que gosta ainda mais de mim, principalmente quando falo de um homem bonito, que alguém olhou pra mim… Tem razão: INSEGURANÇA JÁ!
    bjos!

  2. É, Gi,

    uma dose certa de insegurança pode ser muito bom para a relação, mas saiba o ponto de parar também e dar segurança ao seu noivo, ele pode estar precisando disso. É importante entender, em um relacionamento, porque as coisas estão acontecendo, o porquê de ficarem noivos, o porquê de assumirem isso e como a não ocorrência dessas formalidades (ou não) pode impactar na sua vida amorosa e em seus valores. Assuma suas necessidades e as coloque abertamente para o seu parceiro, lembrando sempre de ouvi-lo (sem cobrá-lo para a chamada “discussão de relação”). A abertura em uma relação de confiança pode ser um ótimo componente para um futuro casamento de sucesso.

    Boa sorte e me escreva sempre!

  3. Ah, essa postagem tem tudo a ver comigo. nao gosto da inseguranca de meu namorado, mas sei que, de vez em quando é bom percebe-lo inseguro.quer dizer que esta cuidando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s