Sair de uma desilusão é possível!

O seu relacionamento acabou depois de você ter feito todos os planos possíveis. Quem colocou fim na relação não importa, o que importa é que você não está conseguindo sair dessa. Se assumiu isso já um passo. Como enfrentar uma desilusão? De muitas formas, depende do momento. Você pode ouvir músicas depressivas, pode se alcoolizar, assistir filmes que te fazem chorar compulsivamente, escrever poesias, sair e pegar o primeiro que aparecer, fingir que está bem, comprar roupas novas, se autoflagelar, enfim. Pode assistir a uma novela clichê e se identificar com uma pessoa que está mal.

Uma coisa é fato: uma hora ou outra você vai ter que olhar para você e, principalmente, ficar com você. Se você não conseguir ficar bem com você, se curtindo, aturando a sua má fase e o seu destempero, quem é que vai? Quem não se dá o devido valor não encontra alguém bacana (encontra outras coisas por aí que não vale nem a pena mencionar). Pode encontrar outros, mas esses não vão dar conta daquilo que você precisa. Mas agora você quer sair dessa, não é mesmo? Levante-se, lave seu rosto, tente ver por trás desse olhar triste. Como você estava quando era feliz? Tente se lembrar de uma situação na qual estava feliz e não estava ligada a ninguém. Resgate a pessoa que você consegue ser. Os lutos precisam ser vividos, mas você não precisa chorar essa ausência para sempre. As dores e as desilusões passam. Pode parecer que isso nunca vai acontecer, mas isso vai passar, outros amores virão e nunca estará imune a ficar mal por alguém. Faz parte da vida aprender a viver. Agora é hora de aprender. E o primeiro passo é você quem deve dar. O segundo e os próximos, também. Caminhar é tão importante quanto respirar.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

2 comentários em “Sair de uma desilusão é possível!”

  1. Um fato curioso: com o coração meio rachado, a vida fazia do amor uma coisa meio chata e o espelho me dizia que a culpa era unicamente minha. Um dia acordei feliz, nem liguei praquele espelho, me descobri em outro e … as coisas voltaram a fluir! Obrigada por suas sábias palavras! Elas nos transmitem confinça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s