Não culpe o outro!

Muitas pessoas gostam de atribuir ao outro a responsabilidade pelo rumo que as suas vidas tomam. Se você se casou com alguma pessoa, isso foi mais porque era o outro que gostava de você do que você dele. Se o outro não gosta de você , o real motivo é ele, nunca você. Se você não conseguiu algo, forças ocultas conspiraram para tal. Ou foi aquele seu colega de trabalho que agiu de má fé. E daí você vai construindo um discurso de desculpas vagas que só te afastam daquilo que você busca mesmo, que é uma resposta para tudo isso. Há casos em que os outros acabam nos fazendo o mal e isso interfere em nossas vidas, direta ou indiretamente.
Mas em uma série de situações (a maioria) somos nós os grandes responsáveis por aquilo que vivemos. Somos responsáveis não apenas pelo que cativamos ou pelo modo como cativamos as pessoas, mas também como assumimos a culpa pelas nossas escolhas e pelas nossas não-escolhas. Você escolhe ler ou não ler esta matéria. Escolhe sair com os amigos ou não. Escolhe estar com alguém ou não. Assim, entenda os motivos que a levam a escolher e tente fazer escolhas mais acertadas, mas eficazes. E se a culpa for maior que você, aprenda também a se permitir errar e escolher errado. Se bem que eu não acredito que escolhamos de todo errado. Há sempre um aprendizado novo no erro que teima em nos acompanhar. É dentro de você que o ano novo espera e cochila desde sempre, parafraseando o poeta Carlos Drummond de Andrade. Desperte-o agora.Sem culpas. Sem pedir que o outro nos surpreenda e nos convide a uma vida nova. Seja responsável. Inclusive por você.
Grande abraço a todos!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

2 comentários em “Não culpe o outro!”

  1. Fabito,

    Sinto que este post foi pra mim!!! rs
    Caiu direitinho….
    Vc é lindo e eu te amo!

    Obrigada por tudo amore…
    Beijoss

  2. Amore!

    O post serve para todos nós. É um processo muito complicado nos entender e nos responsabilizarmos pelas coisas. Mas como eu digo sempre, temos que começar.

    Amo você também.
    Beijos e um ótimo fim de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s