Falando em amizade…

Vamos falar de amizade? Falamos tanto em amor, em paixão e muitas vezes nos esquecemos de um sentimento básico que nos ajuda a viver e a buscar a felicidade. A amizade é tão importante quanto o amor e acho mesmo que uma relação de amizade pode ser mais íntima e construtiva que muitos namoros ou casamentos. Amizade é também um tipo de amor sem o chamado investimento sexual: gostamos de alguém, gostamos de estar perto, de contar nossas coisas, de compartilhar, de passar o tempo junto, coisas que também fazemos com aqueles que amamos.

As amizades podem se formar em qualquer período da sua vida. Na escola, na faculdade, no emprego, em uma festa, na fila do ônibus. Amigos se reconhecem e o mais importante é o que podemos aprender com uma relação dessas: aprender a se doar, a ouvir, a respeitar uma opinião diferente da sua, a ser mais tolerante, a se permitir errar e ser acolhido, a não levar a vida tão a sério, a celebrar pequenas e grandes conquistas, a não ter medo da vida, enfim. Particularmente acho que os meus amigos tiveram e ainda têm uma importância muito grande em minha vida, nas minhas escolhas e no modo como a minha vida foi se desenhando. Que saudade daqueles com os quais não posso estar todos os dias… Imagem 446Compartilhar problemas e alegrias é coisa para se fazer com amigos. Que me desculpem os pais que ocupam essa posição, mas falo de amizades que não são da nossa família e que encontramos sem muitos motivos. Apenas acontecem. E daí a importância de estarmos abertos para esses presentes que a vida nos dá, na medida.

Brinde com os seus amigos e dê-lhes a devida importância. Eles estarão com você em grande parte da sua vida, nos momentos em que estiver chorando por uma desilusão amorosa ou quando estiver celebrando um novo amor. Amigo é para todas essas coisas, inclusive. Um detalhe para aqueles que trabalham com amigos: trabalhar com os amigos aumenta em quase sete vezes a sua produtividade e as chances de se sentir satisfeito com seu emprego! Amigo também é pra essas coisas.

Um grande abraço a todos.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

12 comentários em “Falando em amizade…”

  1. Aproveitando suas belas palavras, faço aqui uma declaração: Saiba que pelo pouco tempo que convivemos, o carinho que sinto por você é gigantesco, sabe aquela velha frase “parece que já nos conhecíamos a vidas passadas”, então, a afinidade foi imediata.
    Também sinto falta de estar com meus amigos mais do que especiais, porém entendo que nossas vidas tomaram rumos diferentes, cada um hoje está construindo a sua. Não tem nada melhor quando nos encontramos!
    Construimos novas amizades o tempo todo, algumas permanecem o resto da vida, outras são passageiras nos ajudando a passar por um momento determinado na vida, mas não tem nada melhor do que dar e receber um abraço afetuoso, passar horas conversando, chorando, sorrindo, desabafando…
    É tão essencial dizermos para as pessoas que amamos o quanto elas são importantes para nós, até porque não sabemos o que será do dia de amanhã. Digo isto porque estava sempre para visitar um grande amigo da época de colegial. Ele havia sido preso, pois numa briga de bar matou uma pessoa, mas independente disto, era uma pessoa maravilhosa. Após sair da prisão, ficou muito doente – depressão -, e eu sempre dizendo que tinha que visitá-lo. Um mês depois, ele se matou. Até hoje eu sinto um peso muito grande em não ter ido visitá-lo, sei que não vai mudar a situação eu sentir este peso, porém sempre reforço o quanto gosto dos meus amigos, o quanto a presença deles em vida é importante.

    O quanto você se tornou importante pra mim! Te Amo Muito!!!!
    Os momentos que passamos juntos são INESQUECÍVEIS!!!

    Bjos

  2. Oi, Gi,

    temos que celebrar a amizade sempre e você é uma grande amiga que eu tenho. Obrigado por sempre participar e enviar comentários!

    Beijos e tudo de melhor em sua vida! E viva a amizade!

  3. Olá,

    Fiquei sentida com a matéria! Foi um escrito especial! Realmente, amo meus amigos e eles são muito importantes para mim.
    Ligarei para eles hoje à noite!

  4. Queridas,

    saudades de vocês também, muitas! O post é uma homenagem a tudo aquilo que construímos juntos e ao que me trouxeram de experiências maravilhosas! Amo vocês!

    Beijo grande!

  5. Viva a amizade! Eu grito sempre: o que seria de mim sem os meus amigos? E você faz parte do meu mundo, Amore, ocupando uma importante posição: a de meu amigo querido! Amo-te e obrigada pelo chacoalhão! Vamos celebrar a vida!

  6. É isso aí, amore, vamos celebrar sempre a vida! Não devemos esperar grandes acontecimentos para fazer isso, mas o dia de hoje, por si só, já daria uma boa celebração. Beijos!

  7. Fabito, você é mestre ( e quase doutor) em traduzir em palavras tudo o q nossos corações sentem e não sabem falar. É maravilhoso dividir os bons momentos com os amigos, mas é nos momentos mais difíceis q a AMIZADE faz mais sentido. Qdo estou passando por situações complicadas lembro do qto nos divertíamos todos juntos, dou risadas sozinha e tudo fica mais fácil. Amei a nossa foto!! Te amo! bjs

Deixe um comentário

