O que se passa na cabeça de um homem?

Olá a todos!

Ontem estava conversando com uma mulher que se mostrava bastante em dúvida acerca de um homem com quem estava se relacionando. A sua dúvida era saber o que ele estava pensando sobre ela! Daí eu recebi um e-mail de uma de nossas leitoras (agradeço às pessoas que estão escrevendo!) com um questionamento bem semelhante: o que se passa na cabeça de um homem?

Provavelmente, é a mesma coisa que se passa na cabeça de uma mulher. Não gosto de diferenças de gênero, mas somos imersos em uma cultura e é muito complicado tentar precisar em que ponto do processo histórico isso começou a nos constituir. Talvez seja bem mais antigo do que supomos, então vamos ficar com o presente mesmo.

Por que um homem escolheu outra e não você? É simples: pelo mesmo modo que você o escolheu ao invés de tantas outras possibilidades. Somos seres que escolhem e que podem escolher (ainda bem). O chato não é saber por que ele escolheu outra, e sim por que ele não a escolheu. Não perca tempo com isso, mesmo! Há tantas possibilidades de resposta e talvez nem ela saiba ao certo porque isso aconteceu: a outra pode ser mais bonita, mais legal, mais inteligente ou também você pode ser artigo de luxo demais para ele (fique com esta última). Você por acaso fica se questionando por que gosta de um que não te dá a mínima e não gosta de outro que está a fim de você? Quando a nossa autoestima está baixa, nos identificamos com aquilo que não tem a ver com a gente, e daí encontramos as pessoas chamadas de “problemáticas”. Ninguém gosta de problemas e ninguém tem um chip que identifica pessoas-problema: cuidado, perigo! O que temos é uma escolha (por vezes inconsciente) que nos leva a ter determinados padrões, por n razões. Só que podemos aprender a escolher diferente. Então, não é ele que tem que mudar de opção e escolher você, mas sim você que tem escolher melhor!

Faça o luto por esse homem logo e fique feliz por ter durado pouco, foi mais saudável para você. Ouvir um não é horrível, mas assumir a culpa por algo que não depende só de você é um pouco demais. Vire a página, respire fundo e comece mais uma vez. E o que é a vida senão isso?

Grande beijo!

 

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Um comentário em “O que se passa na cabeça de um homem?”

  1. acho q ele escolheu a outra ao invés de mim foi pq eu fui atras das conversas q tiam sobre ele então ele preferiu a outra pq eu acho q ela pode ser mais compreensível de q eu
    pelo ao menos vejo por este lado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s