E se o mundo não acabar em 2012?

Tem virado febre (espero que passe logo) o filme 2012, que trata do fim do mundo na data cabalística de 21/12/2012. Tirando o fato de ser um péssimo filme, algumas coisas podem ser pensadas a partir dele. Somos levados a acreditar que as causas e as consequências dos nossos atos estão no mundo externo – é o mundo que se acaba e redime a todos pelos problemas ou pelos pecados que cada um cometeu. Algum cataclisma acontece e nos impede de algo. Para quem está à procura de um novo amor, é o cavalo do príncipe que não estava na sua melhor forma, é a charrete que estava com a roda travada, era o príncipe que não tinha olho claro e não deu aquele click quando você o viu. Tudo pode acontecer quando você não quer entrar em contato com você mesmo: até o fim do mundo em 2012!

O mapa astral de 21/12/2012, a gente chega lá!

Um bom exercício para fazermos é pensar no que faríamos se o mundo fosse acabar amanhã. Mesmo! Feche os olhos, se concentre e imagine que foi decretado que o mundo não mais existirá a partir de amanhã. Qual seria a sua prioridade? O que você faria? Quem iria visitar? A quem pediria perdão? Com quem iria falar? Com quem gostaria de estar? O que gostaria de fazer? Depois de fazer esta reflexão por um tempo (vai, eu te espero), vou te fazer uma pergunta: por que não faz tudo isso hoje, independente do que será ou não será amanhã?

Temos a péssima mania de achar que as coisas são eternas e que as pessoas estão à nossa disposição. Não estão. Cada um tem a sua vida e é você quem tem que tomar conta da sua (deixe a vida dos outros para os outros, vamos ser objetivos e resolver logo). Não é necessário que o mundo desabe ou que a crosta terrestre se desloque quilômetros para você assumir suas fragilidades e seus sentimentos em relação aos outros. Não é o fim do mundo que vai trazer a pessoa que você ama para perto ou vai afastá-la de vez. É você que tem o ímã natural capaz de trazer para a sua vida os desejos dos quais precisa para viver.

Os cataclismas existem. As tempestades também. Mas nenhum deve ser maior que a sua vontade de viver e fazer acontecer. Não espere de braços cruzados e não aceite de braços abertos o que parece que a vida te oferece. Vá em frente, lute, desafie as externalidades, ame de dentro para fora e de fora para dentro. Se você se amar e se respeitar, se lutar pelos seus sonhos e assumir para si a chave do seu destino, não haverá profecia maia que a segure ou que a impeça de ser feliz. Ainda há muito chão depois de 2012 e depois de daqui a pouco. Vamos começar?

Beijos!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

8 comentários em “E se o mundo não acabar em 2012?”

  1. Pensar que o mundo vai acabar amanhã faz com que passe milhões de coisas na minha cabeça, quanta coisa a gente espera pra depois, pra amanhã ou pela outra pessoa. A gente realmente nao deve esperar pra depois temos que tomar nossas atitutes hj mesmo, sem medo de errar.
    Não sei onde eu li….mas ai vai…”a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Vamos criá-lo então!!!

    Beijoss no coração!

  2. Oi, amore, gostei muito dessa frase, de criar o futuro! É realmente isso, temos que cultivar no hoje e fazer não apenas as coisas que queremos, mas também as que precisamos fazer, de coração aberto e de alma limpa!
    Um beijo grande pra você, minha linda! Uma ótima semana!

  3. pessoal concordo que temos que cuidar do mundo,muita gente cuida,mas fazer um filme para falar do que a gente ja sabe que nos precisamo cuidar do mundo.olha e o pior filme que eu ja vi.

  4. aff ai ja e de mais ne ? vira e mexe ta nas noticias : o mundo acabara em 2000 o mundo acabara em 2008 o mundo acabara em 2012 o mundo acabara em 2060 eles falam isso pra que nois cuide melhor do planeta mas o que eles estao esperando pra eles mesmos cuidar? que eu saiba eh eles que tem industria eles uqe faz guerra a e gostei da frase

  5. Não vivo preocupado enquanto o futuro, não sei a crença de vcs ou em que acredita, mas eu acredito no criacionismo onde um ser superior está no controle de tudo e quer o melhor para cada um de nós, sendo que precisamos crer no que ele promete, e a Bíblia revela coisas maravilhosas. É uma pena que muitos preferem acreditar em fabulas humanas e meras teorias do eu acho isso eu acho aquilo, do que tenho certeza é que tudo terminará bem para os que confiar em Deus pois ele é Amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s