E no meio de tanta gente eu encontrei você…

… entre tanta gente chata e sem nenhuma graça, você veio. E eu que pensava que não ia me apaixonar nunca mais na vida…

Sim, eu realmente acho que as pessoas precisam dar uma ajuda ao destino, nem que seja de leve. Se você anda vendo muito filme romântico, não se iluda, pois o bonitão não vai pedir açúcar na sua casa – ou até vai um dia, mas esperar por isso é acreditar em duende. Todo mundo conhece o ditado do gato escaldado, mas você não precisa achar que aquela pessoa que está a fim de você é um balde de água fria com o sinal de “perigo” estampado. Não é porque não deu certo no passado que você estará estigmatizada com a marca da desilusão e do sofrimento para sempre. Cada relacionamento é único e você deve se preocupar sim em não repetir os mesmos padrões do passado. Mas nada de fazer a vibe da vitimizada! Todos somos seres potentes e que podemos sim dar conta de nossas escolhas e das possibilidades que a vida nos oferece.

Portanto, se esse novo “affaire” insiste em encontrá-la novamente, por que não dar uma chance para as coisas acontecerem? Se você estiver no seu luto, tudo bem, vista preto, gola alta e fique em casa à espera de algum sinal para a vida que está em forma de convite lá fora. Mas se você já está com vontade de sair e ver o sol, acho bom se permitir e experimentar. Vivemos numa época em que as mulheres já não são mais humilhadas em praça pública por darem vazão aos seus sentimentos e aos seus desejos (ainda bem), então saiba fazer um bom uso dessa conquista de anos e vá em frente. Fazer a linha “pudica” não vai te redimir de tudo o que já fez. E não há redenção quando estamos falando em amor, em sentimento, em emoção, em sentir-se viva, pulsante! O importante é viver, se abrir, se permitir, poder escolher, sentir de verdade, em todos os seus poros.

Aceite o convite para sair, vista a sua melhor roupa e esteja alinhada para tudo de melhor que pode ser este encontro. Sim, você pode ganhar presentes sem ter que ficar dando lembrancinhas em troca, pode receber de bom grado uma nova chance de ser feliz. A vida é uma sucessão de encontros e sempre podemos aprender com eles, inclusive a nos respeitar mais e a levantar a cabeça. A vida tem urgência! Viver é urgente!

Beijos!

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

2 comentários em “E no meio de tanta gente eu encontrei você…”

  1. Verdadeiramente Fábio,

    Sementinhas de sabedoria são implantadas dentro da gente para que não cometamos os mesmos erros. Mas nos perguntamos? Até quando adquiriremos sabedoria para lhe dar com as desilusões? Será que precisarei me tornar uma MESTRE em decepções amorosas para quando depois de velha caminhar para encontra meu AMOR?
    Adorei o chamado com á música De Marisa Monte, ela cabe direitinho na minha história de vida sabe. Mas no meu caso não me refiro à paixão, por que me apaixonar eu me apaixono fácil de mais. Acho que essa é minha fraqueza ..Falo do amor, aquele que te esquenta, passa a mão no seu cabelo, segura firme na sua mão e liga só para dizer que chegou do futebol…A simplicidade eu nem sei mais o que é sabia…Não vivo o amor…E nem sei quando o viverei um dia…Mas vamos aí de pé na vida….Quem saber a sorte goste de mim e venha com esse Amor de presente!!!

    Abraços!

  2. Oi, Mila,

    obrigado pelo seu comentário. É importante se abrir sim, mas não precisa se tornar mestre em decepções para aprender. O aprendizado nem sempre envolve sofrimento, mas sim disponibilidade para aprender, se envolver, se entregar e amadurecer com os desafios.

    Boa sorte e bom fim de semana!

    Beijos,
    Fabio.

Deixe um comentário

