O Natal e a “famosa” pausa para a reflexão

Às vésperas do Natal, muitas pessoas reservam o dia de hoje para pensar na vida. Esta semana ouvi de uma pessoa: “coloquei o celular para despertar no dia 24/12 e me avisar que devo para parar e pensar na vida, pois assim não está dando mais”. A primeira coisa que tenho a dizer é: que legal, você já se conscientizou de que o padrão que vem repetindo deve parar e que a melhor forma de evoluir é refletindo, fazendo uma suspensão e analisando criticamente o que está acontecendo. A outra coisa é: não deixe para as vésperas do Natal este exercício tão necessário ao viver.

Nas festas de fim de ano algumas pessoas ficam mais depressivas, elas costumam fazer o balanço de um ano todo em apenas uma semana e, embora isso seja preferível a nada, creio que o exercício de amadurecimento não se faz de uma hora para outra. O gostoso da vida é ir aprendendo a jogar aos poucos, é ir caindo, levantando, crescendo, transformando. Em outras palavras, não somos um reloginho que desperta e depois disso nos programamos para ser diferentes. Nós não mudamos de uma hora para outra e se a sua intenção é refletir apenas um dia ao ano, cuidado. Pare para pensar na sua vida um pouquinho por dia, assim você conseguirá ser um pouco melhor diariamente. Ou não pare para pensar, mas continue vivendo e refletindo ao mesmo tempo.

Repito: não somos máquinas, somos humanos e, por isso mesmo, mais complexos, menos lineares e mais suscetíveis às transformações que a vida nos pede e que nem sempre somos capazes de fazer. Se você acha que esta data de hoje é propícia a isso, vá em frente. Mas não se esqueça que, como diria Drummond, “é dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre”.

Tenham todos um Feliz Natal e um 2010 maravilhoso em conquistas, amor, saúde, paz e coragem!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s