“Antes junto do que bem sozinho”

Por que namorar e por que não namorar? Apesar de parecer um tema da revista Capricho, dedicada ao público adolescente, é bem verdade que essa questão não se responde ao quinze ou aos dezesseis, apenas. Há muitas pessoas na fase adulta que se perguntam sobre isso, ficam na dúvida, não sabem se buscam alguém ou se “caem na farra”. Engraçado como as pessoas destacam que quando estão solteiras elas “estão aproveitando a vida”, como se aproveitar fosse sinônimo de “liberdade” e namoro um sinônimo de “ausência de”. Acho esse discurso meio enganoso. Aproveitar a vida é algo que vem antes, antes de ter ou não alguém, antes de estar ou não com alguém. Engana-se quem “curte” a solteirice na farra e acha que é só isso. E engana-se quem curte o namoro só fazendo programas de casais e acha que tudo se resume nisso.

Não podemos mudar nossa forma de ser apenas porque estamos namorando ou não. Temos, sim, que buscar a maturidade, sozinhos ou acompanhados. Temos que sair da distância trazida pelos meios virtuais, temos que estar mais abertos aos outros e às nossas próprias emoções. Muitas vezes, quem se esconde dos outros, não quer muito ser vista por si mesma. Podemos crescer estando com os amigos, saindo na balada, ou também com alguém especial, dividindo momentos, contas e expectativas. Independente do que você queira para si, não escolha o caminho mais fácil ou o mais curto. Ficar sozinho só porque dá menos trabalho não é resposta para os seus desejos. Namorar só porque é mais seguro não te protege do sofrimento e não assegura a paz eterna (que medo da paz eterna, rs!). Arriscar-se a estar junto e a estar consigo mesmo é que são elas! Não é possível escapar dos próprios desejos, nem das armaduras que você construiu para se resguardar do óbvio, que é viver. E viver junto ou acompanhado não é como escolher se o seu café virá com creme ou não. Eu prefiro com creme.

Beijos e um ótimo final de semana a todos!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

4 comentários em ““Antes junto do que bem sozinho””

  1. Não me lembro quem falou isso, rsrs, mas, um dia, caminhando, eu li uma frase que dizia que liberdade é fazer tudo aquilo que não prejudique o próximo. E, dentro desse espaço, há muita coisa a se fazer! Namorando ou não! Adorei o post!
    Saudades, bjos!

  2. Querida, concordo com isso. Tem uma música do Jota Quest que diz que amar é ter a certeza de que a pessoa pode ir embora também. Ou seja, ninguém pertence a ninguém, mas estar com alguém é uma escolha importante na vida de qualquer pessoa! Obrigado pelo carinho de sempre e parabéns pelo seu blog também! Beijo!

  3. Ah. Fabito, depois de um tempinho estou de volta. hehe.
    Concordo com muita coisa que você escreveu, mas vamos concordar que é difícil encontrar uma pessoa que quer o mesmo que você.
    Pode ser trauma de ex-namorados ou sei lá, mas, por enquanto, tudo o que quero é curtir meus amigos e estou feliz assim porque eles preenchem aquela carência sabe. Acho que tudo depende da fase em que você se encontra.
    Beijos.

    1. Aline, concordo com você, tudo depende da fase em que você se encontra. Estar na faculdade é algo muito sedutor, pois a sensação de estar fora de casa, com pessoas legais e interessantes é ótima! “Não precisa namorar” e “não precisa ficar solteira”. Você deve fazer aquilo que sentir vontade, dentro do seu tempo, das suas escolhas. Talvez uma pessoa que via algo semelhante possa te compreender bem. E essas fases se alteram tanto, que o mais legal é esperar pelo que o destino apontar, sem cobranças, sem querer corresponder a uma coisa ou a outra. Sem culpas!
      Beijos e aproveita bastante esta fase!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s