Amizade faz a vida brilhar

Amizade também é amor. E infeliz daqueles que não têm amigos com os quais possam pensar em voz alta, pelo menos de vez em quando. Amigos são uma boa oportunidade para amarmos alguém que não é da nossa família, alguém que aparece em nossas vidas nas mais diferentes situações e se torna próximo também das mais diferentes formas. Todo mundo tem um amigo especial ou uma boa história sobre amizade. Dos adolescentes podemos aprender com a escolha do “melhor amigo” ou da “melhor amiga”.  Quem já não se perguntou quem era o seu? Melhor amigo é aquele que fica o tempo todo junto, que sabe de tudo da sua vida, que está com você em todos os momentos? Não necessariamente. Amigos mudam, amigos possuem suas vidas também, mas o melhor é poder aprender com cada amigo que faz parte de nossas vidas. O sentimento de amizade (e de capacidade de ser amigo de alguém) é algo que vem sendo estudado pela Psicologia Positiva como um indicativo de bem-estar. Pessoas que possuem amigos são mais felizes que aquelas que vivem sozinhas e que não mantêm relacionamentos deste tipo. Hoje esta mensagem é para uma grande amiga minha, responsável por lindos momentos que já vivi: a Geisa.

Hoje me deu saudade de um tempo que ainda não passou. Me deu saudade de te ver de manhã, logo quando chega e ilumina meu dia com o sabor que só a minha família traz. Então, acho que você também é da minha família. Não posso estimar o tanto que aprendi com você nesses anos: faculdade, estágio, dramas amorosos vários, primeiro emprego, dramas de trabalho vários, vida adulta, planos, coisas que a gente pensa em construir, a vida que cada um quer viver e aquela que se vive. Quando eu fico triste, você é a primeira pessoa na qual eu penso, da qual eu quero colo e que pode me dar a resposta. Quando eu fico feliz, você é o primeiro número para o qual eu ligo, é quem ouve o meu primeiro grito e é com quem eu quero celebrar até a alma pedir descanso. Que bom saber que você existe, que mora perto de mim, que está comigo todos os dias e que eu faria qualquer coisa para que isso não mudasse nunca. Você me ensinou tudo com o seu exemplo, com o seu jeitinho de falar manso, de pisar macio, de respirar com calma, de amar sem medo, com o coração aberto, sem ter crivo de certo e errado. Não sei qual o dia em que se comemora a amizade ou o dia do amigo, mas para mim hoje é o dia de dizer que a amo e que você faz a minha vida brilhar.

Com “todo amor que houver nesta vida”,

Fabio.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

15 comentários em “Amizade faz a vida brilhar”

  1. Doce,

    Sabe, eu tenho certa dificuldade em me expressar. Isso porque, quando eu sinto um amor muito grande no peito e uma felicidade enorme, ou tristeza de saudades de você, não acho que consigo demonstrar esses sentimentos através das palavras. Parece que fica faltando algo… é estranho! Mas, mesmo assim, eu continuo tentando!
    Para mim, ter sua amizade é um presente tão grande que me faz pensar que Deus existe e que Ele é muito bom! Acredito que o Amor vence e que a alegria vai sempre estar no meu coração!
    Você me aceita como eu sou, com todos os meus defeitos, me ensina com paciência, me dá oportunidades, acalma, anima, divide, compartilha, cuida, se dedica, ri, chora, luta, luta muito, incentiva, traduz sentimentos em palavras… é tanta coisa que nem dá pra contar tudo! E encontrar tudo isso nesse mundo de hoje é fantástico, maravilhoso! Você é, sempre foi e sempre será meu melhor amigo, meu irmão! Seus conselhos sobre relacionamento, beleza, autoestima, amor, família, amizade, trabalho, signos, e tudo o mais, eu sempre vou precisar ouvir, guardar, lembrar!
    Você está presente em todos os lugares mesmo que não vá! A Ana e eu não pudemos deixar de falar de você durante a festa!! Você estava lá!
    Muito obrigada por me dar a oportunidade de ser uma pessoa melhor, de ter sentimentos nobres como esses e por dar cor à minha vida!!
    Continuo sem palavras e agradecendo sem cessar!!! Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!! Te amo!!!

    1. Que linda amizade. Considero-me parte dela. Ao ler só posso pedir a Deus que meus filhos tenham amigos de verdade. Amo voces

      1. Oi, Lu, você é parte disso sim, com certeza!!!!
        Obrigado pelo carinho de sempre e beijos para todos os pimpolhos lindos!

  2. Doce, muito obrigado! Pensei em esrever sobre amizade. E daí, falar de você era mais do que necessário! Obrigdo por tudo! Beijos!

  3. Fábio e, claro, Geisa.

    Chorei ao ler esse post. Amizade é a coisa que eu mais prezo neste mundo. Não digo sobre aquelas coisas de “colegas” de bar, de farra ou da night, mas desse amor que surge entre duas pessoas e que preenche o dia a dia… pensar naquela pessoa pra chorar oú pra sorrir, comemorar. Eu tb tenho um grande amigo, um grande irmão e, ao ler esse texto, queria muito poder dar um grande abraço nele nesse momento.
    Deus ilumine a amizade de vocês, por que podemos passar a vida sem um grande amor, mas sem um grande amigo? seria impossível.
    beijo muuuito grande pra vcs.

  4. Oi, André!
    Você é ótimo, obrigado pelas palavras tão carinhosas! A amizade é realmente algo muito importante em nossas vidas, eu não saberia viver sem meus amigos! É algo muito especial, pois nós acabamos nos escolhendo e ficamos juntos por acreditarmos que isso é especial. Amigos são assim. E mais do que isso: os amigos que amamos precisam saber disso! Então, dê um grande abraço no seu amigo e celebre com ele o fato de estarem juntos e poderem ser felizes!
    Beijos e bom domingo!

  5. Xiiiiiiiiii… Fiquei com ciúme!! rsrsrs Bom… considerando que ela é uma estrelinha tão grande, mas tão grande que pode brilhar na vida de todos que a cercam, vou abstrair e emprestar ela um pouquinho pra vc!!! kkkk. Abraços!!!

  6. Bem como mãe da Geisa e tendo carinhosamente o Fabito como filho, só posso ficar encantada com a amizade de voces dois, e pedir a Deus que os abençõe sempre e cada vez mais, para que esse sentimento se multiplique a cada dia. Bjs Edna (mami)

    1. Dona Edna, ilustre presença no meu blog, uhuuuu! Que saudades! Que Deus ouça sempre as suas preces e os seus pensamentos! Vocês são presentes em minha vida! Beijo grande!

  7. FOTO LINDA DE PESSOAS MAIS QUE ESPECIAIS!!!

    AI QUEM DERA PUDE-SE EU VOLTAR NO TEMPO E NAO FAZER O FEITO…
    FAZÊ-LO DA MANEIRA CERTA,
    TALVEZ HOJE NÃO SENTIRIA ESTA SAUDADE QUE ME APERTA.

    PARABÉNS GEISA VOCÊ CONTINUA LINDA!!!!
    E O FABIO É O FABIO NÉ FABITO!

  8. ♥♡♥♡♥♡♥♡♥
    Quanto amooor! ♥♡♥♡♥♡♥♥♥
    Que saudade! ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡
    Que alegria! ♡♥♡♥♡♥♡♥♡♡
    ♥♡♥♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

Deixe um comentário

