A armadilha dos homens de 30

Ele fica assistindo videogame e esquece que você está ao lado dele, toda carente? É, isso nem sempre tem a ver com a idade do seu parceiro ou com o estímulo que você representa.

Atendendo a pedidos, vou escrever sobre o fascínio que os homens de trinta exercem sobre algumas mulheres de 20 e 20 e pouco anos. Por que olhar para um homem de 30? Com essa idade, aumentam algumas probabilidades de: ele ter carro, casa própria, salário, emprego fixo, estabilidade, experiência, conhecer bons restaurantes, ter seu próprio canto, não ter mais a turma de amigos convidando para baladas em meio de semana, ser menos ansioso, mais paciente e menos ligado em quantidade. Mas alguns homens de 30 ainda moram com os pais, são assíduos em festas universitárias, estão mais apegados às mães do que quando tinham 15, podem querer apenas aproveitar o seu corpo, não apenas são mais experientes em termos das conquistas que tiveram como também em relação às formas de se enganar uma mulher. Homens de 30 já passaram por mais crises e podem ser bons para ajudá-las na transição louca dos 20 anos, quando se entra na faculdade e deseja-se o mundo todo num piscar de olhos.

Eles podem ser mais pacientes, sim, mas tome cuidado para não confundir os papéis e torná-los “pais” ou “maridos” antes da hora. Há muitas mulheres que, ansiando por um homem que as proteja e ofereça segurança, podem simplesmente deixar que o namorado vire um pai, um conselheiro ou um homem mais maduro que as ouça em troca de uns beijos, uns afagos ou algo mais. No mercado, os homens de 30 são vistos (que fique bem claro, pelas mulheres de 20) como um objeto de desejo, como um troféu em meio às outras tantas que conseguem apenas aqueles com espinhas, sem dinheiro e cheios de dramas (para onde ir, o que fazer da vida, que faculdade, o que estudar para a prova, etc.). Não se iluda achando que os de 30 possuem menos problemas: eles já têm idade para uma maturidade maior, o que os coloca diante de um dilema: crescer ou crescer!

Sendo assim, não escolha pela idade, pois ela pode ser uma caixinha de surpresas. Onde se espera um homem, pode haver um adolescente que não cresceu, que ainda joga videogame e espera o próximo episódio do Cavaleiros do Zodíaco. Outras vezes, naquele universitário magrelo pode existir um cara maduro e que pode ajudá-la a repensar a vida, seus valores e seus desejos para o futuro. Satisfação não tem a ver com dinheiro, posição ou com idade. Na vida amorosa, não ganha a menina que consegue o homem mais velho, a quarentona que compra o vestibulando e nem o senhor que conquista a garota virgem. Ganha quem ama, quem constrói, quem se permite e quem abre espaço para o que a vida tem de melhor: as experiências!

Boa semana a todos!

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

9 comentários em “A armadilha dos homens de 30”

  1. “quem se permite”
    Amore, vocÊ está certo!
    Estou mais que feliz com o meu amor mais novo que eu!
    Desde que permiti – após seus conselhos!! – que o amor invadisse minha casa, o sol inundou minha alma e vc tem de ver a minha pele!! ^^D

  2. Que saudades da senhorita! Só fiquei sabendo da praia, rs!
    Nunca sei quando está online!
    Se maturidade não depende da idade (não necessariamente), o amor também não tem que depender, né?
    Beijos!

  3. Fabito,

    Adorei o “aumentam algumas probabilidades de: ele ter CARRO”! rs.
    Você sabe o quanto eu concordo com tudo o que escreveu né.. Não tem uma idade certa para tanto homens quanto mulheres estarem “prontos” pra um relacionamento mais sério. Tem gente que com 15 anos tem mais maturidade que um tio de 40! Por isso eu sou uma pessoa aberta a novas aventuras.. rsrs.
    Nossa.. Eu e minhas pérolas! Esse meu sono monstro de hoje não está ajudando. :p

    Como sempre adorei o post. hehe
    Beijão

  4. Aline,
    as suas pérolas são sempre ótimas, tenha certeza disso. A atitude de se abrir é fundamental. Na sua idade e com todas as possibilidades que tem pela frente, vai se fechar para quê? Aproveite, conheça pessoas e vá sacando o seu jeito de ser em cada um dos seus relacionamentos. Isso é aprendizado!
    Beijo grande e obrigado por sempre participar aqui!
    Fabito.

  5. Olá Sr. Fábio Scorsolini!
    Nossa, interessantíssimo o seu post!
    Fiquei tão surpresa porque pesquisei sobre “homens de 30” pra ver se havia algum artigo sério que descrevesse a personalidade deles e foi exatamente o que encontrei aqui! Tenho 19 anos e me fascinei por um HOMEM de trinta… mas depois de ler o seu artigo vou ficar bem esperta com ele hahaha… por enquanto só estamos flertando mas suas palavras com certeza influenciarão na minha decisão definitiva. 😉
    Parabéns!
    Seu trabalho é maravilhoso!
    p.s. Nunca fui fã de homens mais velhos… mas esse é tudo que uma mulher espera! Estou desconfiada hahaha…

Deixe um comentário

