Tirando férias… para mudar

Todo mundo gosta de férias (isso não significa que as pessoas consigam, efetivamente, ficar de férias). Mas a ideia de ter uma pausa para ficar livre de obrigações com os estudos e com o trabalho é sempre bem-vinda para sair, se divertir, viajar, descansar, relaxar, esvaziar a mente de preocupações. Mas as férias podem ser um período precioso em sua vida, não para desestressar, mas justamente para trabalhar em relação à sua própria vida. Um tempo reservado para se conhecer melhor, fazer aquela faxina (no quarto, na vida e na alma). Sim, há pessoas que se dedicaram a isso em julho. E acho que elas ganharam muito com isso.

Jogar coisas fora, deixar apenas aquilo que usamos de verdade, liberar-se dos excessos (inclusive corporais), deixar a energia fluir para que coisas novas possam chegar, curtir sua casa, seus sonhos, fazer novos planos, sem pressa. Esse é um exercício fundamental. Mas por que poucas pessoas fazem isso e só pensam em acumular mais e mais coisas? Porque tirar aquilo que está em demasia nem sempre é o caminho mais fácil, tirar o peso nem sempre alivia a caminhada para quem só gosta de andar na descida. Há alguns de nossos defeitos que estão na base daquilo que somos de verdade – se tiramos a teimosia, talvez deixemos de ser o que somos. Se tirarmos aquela desconfiança básica, talvez você se perca tentando ser aquilo que não é.

Resumo: limpe a sua casa e jogue fora aquilo que não serve mais (papéis, cartas não enviadas, roupas de liquidação que não te servem mais, sapatos com tiras soltas…). Libere espaço para os livros novos, as roupas da estação, os amores vindouros e as tantas experiências que o segundo semestre lhe reserva, mudar vai lhe fazer bem! Você está mais do que certa, Aline.

Beijos (para quem ainda está de férias e pode mudar).

Fabio.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

4 comentários em “Tirando férias… para mudar”

  1. Fabito,
    Adoreii!! 😀
    Só você pra me dar força pra continuar minha transformação de férias. rs.
    Todo ano faço essa “faxina” nas minhas coisas.. O bom é que nesse momento posso refletir sobre o que vivi durante o semestre anterior, me recordo das coisas boas e faço uma listinha de tudo o que devo melhorar ou dar mais atenção no semestre seguinte.. Tudo bem que os planos de estudar mais nunca saem do papel, mas já melhorei muito desde que comecei esse ritual. hehe.
    Porém, confesso que ainda não consigo me livrar de tudo.. Sempre tem aquele objeto do qual não consigo me desligar.. Ou aqueles só consigo deixar ir embora após anos..
    Obrigada por animar meu dia.. 🙂
    Beijos.

    1. Aline!!!
      O importante não é jogar tudo fora, mas deixar apenas as coisas que nos sustentam, aquilo que é realmente é importante. Faça a sua limpeza com calma, tire as coisas que você dá conta neste momento e o resto são vivências, experiências, histórias para contar.
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s