Muita solicitação ou pouca paciência?

Que tal uma partidinha de paciência para aliviar a tensão, hein? Divertir-se é sempre uma boa pedida!

O telefone não para de tocar, a sua caixa de e-mails está lotada, a sua agenda não tem espaço nem para o pensamento do dia e o cenário é que isso não vai se alterar tão cedo. É assim que muitas pessoas acordam diariamente. Você já teve a sensação de estar levando o mundo inteiro nas costas? Você já teve a sensação de não ter ninguém para te ajudar minimamente com qualquer detalhe da vida cotidiana como ir ao banco pagar uma conta? Você se sente sobrecarregado com tantas coisas para fazer e, o pior, fazê-las sem a ajuda de ninguém? Você anda achando que todos estão te pedindo alguma coisa e você tem que atender a todas as solicitações? Então é hora de problematizarmos isso um pouco: será que você está sendo muito solicitado ou está sendo pouco paciente com os outros?

Há fases na vida em que estamos muito produtivos, fazemos de tudo e queremos sempre mais, damos conta de fazer quase tudo o que desejamos. Nós realmente acontecemos. E queremos que os outros vibrem na mesma frequência, que também aconteçam, o que é um erro. Quando queremos que as coisas aconteçam “para ontem”, é hora de parar, olhar ao redor, perceber as pessoas e ver que elas possuem ritmos e necessidades diferentes. Sendo assim, a nossa necessidade é tão importante quanto a necessidade do outro – o que varia é o ponto de referência que adotamos.

As pessoas e o mundo não têm que colaborar com você ou entender do que você está precisando no momento, nem mesmo te dar um apoio, um empurrãozinho como se diz. Sendo assim, não adianta se vitimizar achando que o mundo conspira contra você e que ninguém quer te dar uma força ou simplesmente colaborar. Calma, paciência, você não é o centro do universo e não vai chegar muito longe se quiser nadar sozinho e praguejar o mundo que não nada no mesmo sentido. Quando a confusão e os excessos do mundo nos atordoam, é hora de sentar, relaxar, colocar as ideias em ordem e se perguntar o porquê de todas essas demandas. Será que não é você mesmo que as está criando para não se dar o tempo para pensar em si mesmo? Boa pauta para a sua próxima reunião interna!

Beijos e bom meio de semana,

Fabio.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

2 comentários em “Muita solicitação ou pouca paciência?”

  1. Nossa Fabito, era exatamente assim que me sentia quando procurei um psicólogo ano passado!! rs.
    TPM + final de semestre + trabalho + morar sozinha + medo = Aline em pânico, stress elevado, crises emo e muita negatividade.. aiai.. Hoje eu dou risada disso tudo..
    E realmente a solução para isso tudo foi “sentar, relaxar, colocar as ideias em ordem e se perguntar o porquê”.. Agora sempre que bate aquela sensação de desespero, eu paro tudo o que estou fazendo e encontro uma solução simples, prática e indolor sozinha.. =)
    Sinto falta da psicóloga, afinal, eu nem adoro falar né.. Sem contar que vocês psicólogos têm uma visão tão aberta que eu até fico com invejinha (boa).. hehe..
    Mas confesso que esse post abriu meus olhos.. Estou andando bem impaciente com certas pessoas, preciso respirar fundo e entender. =)
    Beijos,

  2. É mesmo uma coisa para pensar, eu vivo arrumando coisas para fazer, mas pra mim, eu acho que é ao contrário, que arranjo tanta coisa pra fazer para ter tempo de pensar em mim mesma.

    Também acho que estou com pouca paciência pra certas pessoas, mas não por falta de ritmo em tarefas, mas por falta de ritmo em criações e buscas. Tão problemático uma coisa quanto outra.

    rs

    saudade de você =/

    beijo

Deixe um comentário

