Dúvida: pra quê te quero?

Por que a gente acha que a nossa dúvida é sempre maior que a do outro, hein? Oh vida! Oh céus!

Para quem anda pensando mal da dúvida…

Ah, que bom seria se não pairasse pelas nossas cabeças a sombra maliciosa da dúvida! Que-bom-vírgula!!! As dúvidas existem e devem ser acolhidas e incorporadas ao nosso linguajar como forma de aceitá-las como algo que nos constitui e, por isso mesmo, nos torna humanos e com possibilidade de dialogar. As dúvidas podem apontar para problemas que não conhecíamos e também para soluções jamais esperadas.

O mais bacana das dúvidas é que elas podem atravessar anos ao nosso lado (tal qual um fardo), como também podem desaparecer simplesmente do nada. Quem planta uma dúvida na sua mente tem também a possibilidade de retirá-la de lá. Mas como nem sempre temos esse outro comprometido com a gente, não é bom esperar. Uma solução é ir logo escarafunchando o porquê disso. Uma dica que vale sempre, em qualquer estação: a vida tem que ser leve! E temos que ser autênticos para assumir isso e nos livrarmos dos pesos que carregamos, da mochila pesada que está nas nossas costas, dos dramas pessoais e profissionais que nos impede de sermos criativos, de sermos mais próximos daquilo que buscamos como meta de vida.

Escolha o que a sua dúvida tem de bom e coloque-a na sua pauta do dia. Separe aquilo que é pesado, maçante, jogue fora, empreste ou simplesmente plante em outro jardim a sua dúvida, a fim de que a sua semente possa florescer em paz e com a beleza necessária ao viver.

Pra quem ficou na dúvida (ou não), um beijo!

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

2 comentários em “Dúvida: pra quê te quero?”

  1. Querido! Saudades dos seus comentários! Estou tentando escrever com mais regularidade!
    Beijo grande e um ótimo meio de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s