Começar a semana com amizade

Já falei sobre amizade algumas vezes aqui no blog. Mas falar sobre amizade nunca é demais. Este fim de semana eu estava caminhando e resolvi ligar para uma grande amiga minha. E a saudade dela era tão grande que comecei a chorar, ali, em meio à caminhada. Parei de andar, sentei na sarjeta e conversei gostosamente com ela por mais de uma hora. E essa conversa me fez ter a certeza de que estamos sempre em transição e que não há resposta definitiva, escolha definitiva e nem destino certeiro. Convivemos por oito anos e passamos juntos por muitas transformações: sair de casa, cursar uma faculdade, conseguir o primeiro emprego… transitoriedades, sim, mas que nos marcaram. Trabalhamos juntos, sofremos juntos, dividimos nossas conquistas, despedimo-nos da cidade que marcou o nosso encontro, nos idos de março de 2002. E tenho certeza que você deve ter alguém aí para se lembrar neste dia especial.

Falamos do tempo em que trabalhávamos juntos, falamos da nossa adaptação (cada um à sua nova cidade), do tempo que demora para nos sentirmos em casa e do fato de nem sempre podermos levar todos aqueles que amamos para o nosso lar, a nossa rotina. Eu penso nela todos os dias. Ela pensa em mim todos os dias. Foi então que eu pensei que a gente não está tão distante assim. As distâncias tão exploradas no ensino, no namoro, no casamento, nas estradas, enfim, devem ser relativizadas. Todos nós podemos nos distanciar, nos aproximar, ficarmos juntos, e isso não depende só da geografia.

A vida é longa (repito isso com muita alegria), nossas passagens são transitórias, nos trazem coisas boas, nos levam outras, mas conservam em nós os momentos mais especiais e as pessoas que mais amamos. Não vou reclamar por estar longe de você, Geisa. Vou me lembrar do seu sorriso e do modo como você ilumina a minha vida, mesmo estando em outro estado. A vida foi bem generosa com a gente. E isso é a nossa gratidão.

Se seu amigo estiver aí próximo, não deixe de lhe dar um abraço, um beijo, um carinho. Se ele está longe, não encontre barreiras: ligue, dê um toquinho no celular, mande mensagem de texto, email, carta, sinal de fumaça! Não deixe que o dia termine sem que essa pessoa tenha a certeza de tudo o que representa na sua vida. Eu não vou deixar passar.

Beijos e uma semana repleta de muitas alegrias e amigos para celebrar!

Fabio.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

7 comentários em “Começar a semana com amizade”

  1. Fabito!
    Lembrei de você/do blog hj e resolvi passar por aqui e encontrei esse texto lindo.
    Grandes amizades são grandes parcerias, sem necessidade de contrato ou qualquer formalidade.
    Mesmo que os caminhos sejam diferentes, as lembranças nos deixarão ligados até o eterno e incerto futuro. Mas sempre ligados.
    Grande abraço do seu amigo do outro lado do Rio Grande!
    Saudades sempre!
    Pedrinho!

  2. hoje eu acordei pensando em você. eu também penso em você todos os dias. e na geisa. e sou grata por todos os bons momentos, embora não tenha essa sua desenvoltura para não lamentar profundamente a distância geográfica. eu ainda sofro muito na hora do almoço, quando me sento no mesmo restaurante que íamos, caminho na praça por onde passávamos, ouço a lua como ouvíamos, todos juntos. faço minhas maquiagens, elaboro cabelos, desenho roupas. como sempre fiz. mas alguma coisa chama vocês todos os dias, ainda não consegui completar o vazio que ficou da nossa despedida. mas sei que a cada novo encontro – e que sim, não são tão raros assim, ainda que eu queira muitos outros! – temos uma nova história, um novo rumo, quem sabe um novo começo? e recomeçar sempre a gente sabe. e é por isso que esse amor veio de ontem, está hoje e vai indo, junto com a gente na longevidade a que teremos direito!

  3. Eu te amo muitoooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!
    Eu já tenho meu Amigo!!!! Tudo o mais que me aparece por aí só dá nisso: tsc tsc tsc… xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… uóónnn (onomatopeia para brochante)… íiiiiii credo!!… nossa, não acredito!!… e por aí vai…. rsrs
    Não tem graça ganhar duas vezes na Mega Sena, dar mais uma voltinha e achar mais um pote de ouro no fim do arco-íris, assustar duas vezes seguidas pelo mesmo motivo, achar mais um do último vestido lindo da liquidação, entre outras coisas mais que só valem por serem únicas!!
    Então, eu digo: eu tenho um melhor-amigo-irmão! Ganhei a existência! É uma possibilidade única e completa! E pronto! rsrs
    Te amo muito, Doce!!
    Big abraço gigante!!!

  4. Lendo seu blog recordo-me saudoso do tempo que éramos amigos.

    “Se seu amigo estiver aí próximo, não deixe de lhe dar um abraço, um beijo, um carinho. Se ele está longe, não encontre barreiras: ligue, dê um toquinho no celular, mande mensagem de texto, email, carta, sinal de fumaça!”

    Lucas

  5. Se seu amigo estiver aí próximo, não deixe de lhe dar um abraço, um beijo, um carinho. Se ele está longe, não encontre barreiras: ligue, dê um toquinho no celular, mande mensagem de texto, email, carta, sinal de fumaça!

Deixe um comentário

