Minha amada

erica
Erica Eme. Aquarela feita por mim em 2015.

Acho que uma das coisas que mais define a amizade é a intimidade. É a capacidade de estar com o outro e deixar-se estar, deixar-se ser com o outro, sem medos, reservas, senões. É viver sem ter receio, poder pensar em voz alta, saber que será perdoado, saber que não há tempo ruim: é sempre tempo de florir, de plantar, de colher, de regar. E quando houver tempo ruim, essa pessoa vai estar ao seu lado com a mesma verdade. E vai saber dar espaço, se preciso for. Amizade se faz assim também. Faz dez anos que eu conheço essa pequena. Já te chamei de Érica, Eriquitcha, Eriquinha, Erica Eme, Amada. A minha amada. Aquela moça que teve uma ideia toda azul e fez um desfile de moda a partir de um livro lindo da Marina Colasanti: “Erica Eme teve uma ideia toda azul”. Coisa mais azul que já vi e vivi.

Juntos já fizemos poesias, surpresas, maquiagem, desfile, camiseta, desenho e amor. Sim, porque fazemos amor em cada um de nossos encontros. Já nem me lembro de quantas poesias eu te dediquei, pois nasceram da inspiração que você me provoca. O fato é que ao seu lado eu posso ser, simplesmente, e juntos nos aceitamos, nos acolhemos, nos provocamos, somos um do outro. E os nossos segredos não precisam ficar trancafiados, mas podem ir e vir, certos de que não soarão com estranheza. São tão nossos como tudo o que fazemos juntos.

Um dia a gente monta o nosso ateliê e vai viver de vender poesia, desenhos e roupas. Vai morar numa casa constantemente amanhecendo, assim como dizia a Adélia Prado. Um dia ainda compraremos aquela casa alaranjada e “viver será só festejar, laiá, laiá”.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

