Eu amo a realidade, mas não é todo dia

Por mais que você ame chocolate, não é todo dia que ele lhe cai bem e promove os benefícios costumeiros, como o prazer instantâneo e a suspensão dos problemas. Por mais que amemos uma paixãozinha, não é sempre que ela nos faz bem ou nos ajuda a nos tirar de um dia atarefado. Quando a gente identifica alguma coisa que gosta não deve investir apenas na frequência, mas deve-se aprender a dosá-la para que possa continuar com as mesmas gratificações. Chocolate e paixão todo dia não hão de fazer bem para ninguém.

Sim, é real. Acabou. Não há mais nada com que nutrir isso que já foi algo importante. Contente-se com a realidade, pois ela é a única coisa que existe nesse momento. A realidade não nasceu para ser acolhedora, mas para nos ajudar no nosso processo de crescimento. Tudo bem que a fantasia é muito importante, que a poesia nos suspende de um dia nublado e que sonhar não custa nada, só tempo. Mas há dias em que a realidade é especialmente interessante e também libertadora. Por isso a realidade pode ser poética também. A realidade pode nos tirar de ciladas, desatar nós, arrancar as correntes e nos permitir uma visão panorâmica de nossa “trouxeza”. Ainda bem que a realidade nos bate à porta de vez em quando e nos livra de ser trouxa o tempo todo. Ainda bem que a realidade sabe nos habitar de tempos em tempos, ainda que nem sempre seja convidada e bem recebida.

Por isso receba a realidade assim como quem ganha uma caixa de bombons. Isso é o “presente”, nos dois sentidos dessa palavra-tempo verbal.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s