Mãe é sagrada

Alguém sempre diz por aí, até com certa frequência, que mãe sabe de tudo. Sabe mesmo. E paira nessa figura qualquer coisa que não sei explicar, talvez porque não tenha a experiência de maternidade, talvez porque não seja algo a ser explicado mesmo. As mães é que se gabam dessa faculdade oculta que nem nome sei atribuir.

Passei muito tempo da minha vida tentando comprovar que minha mãe não sabia lá tantas coisas assim como dizia a sabedoria popular. Achava a minha mãe comum, com sabedorias comuns e com encantos comuns que todas as mães talvez tivessem. As mães e seus cargos pesados e comuns. Haja generalização neste texto.

E então a vida, que não costuma “marcar bobeira” e nos deixar ilesos e perenes em nossos achismos, me surpreende e me revela que minha mãe manjava realmente de tudo. Sempre soube, o segredo sempre fora seu parceiro, confidente, companheiro, nunca a incomodou. Não devia guardar o segredo, mas afagá-lo com calma e dizer: “já já a comida vai estar pronta”.  De modo que segredo nenhum era suficientemente grande, forte, ousado, fantástico ou surpreendente para ela. No alto de sua sabedoria, não me perguntem como isso pode ser explicado, ela ria-se desde sempre, solene, reservada, talvez não entendendo o porquê de tantos labirintos para falar do óbvio. Para ser o que se tinha que ser.

Minha mãe, minha mãe… não tem como eu te causar mais espanto. Mas me espanto, sim, com a sua sabedoria. Aquela dos matutos que seguram seu cigarro de palha em frente ao portão enquanto o cachorro late e dão longas cafungadas, certos de que tempo também cura, certos de que não há como brigar com o destino. Minha mãe. Recordo-me agora de uma de suas célebres frases: “Mãe é sagrada”. Nunca mais vou duvidar disso.

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

