Sinatra e o perigeu

luaOuvi dizer que hoje é o auge do perigeu. E que perigeu é o momento em que a lua fica mais próxima da Terra – isso parece que é da ordem dos 356.511 km. Para efeitos midiáticos e semânticos resumiram isso ao que se chama de superlua. Dizem que é a maior dos últimos 70 anos.

Constato, feliz, que o nosso perigeu é da ordem apenas dos 190 km, mais ou menos. E penso que isso é um fenômeno igualmente importante e digno de nota. Como não vi nada disso nos jornais de hoje, talvez seja importante esta menção aqui no blog. Estamos, dois corpos que se atraem e se sustentam em órbita, afastados apenas 190 km um do outro. Em uma órbita reta, que dizem que é a menor distância de um ponto a outro.

O próximo perigeu está previsto para 2034. Nós estaremos com 50 anos de idade. Talvez não estejamos afastados mais 190 km. Talvez estejamos tão perto que faremos inveja à lua e à Terra. De modo que, como não posso prever nada para daqui 18 anos, talvez seja importante mostrar aos astros que estão por aí, distraídos, o que acontece quando a gente se aproxima e tudo fica da ordem dos superlativos. Como podemos ver no mapa, quase não vai dar para ver o perigeu no sudeste, onde estamos. O climatempo e seu anticlímax dos que estão apaixonados. Ainda bem que os satélites não avistam tudo. De modo que o perigeu é hoje, segunda à noite, inclusive o nosso. “In other words, hold my hand / In other words, baby, kiss me”.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s