Vai ter Copa

Ouvi dizer que o Brasil venceu ontem, que foi 3×0, que vai ter Copa, que ainda somos o país do futebol, que o Tite salvou a seleção, que devolveu ao time a autoestima, o gosto pelo jogo, a competitividade, o futebol-arte. Que pôs ordem na casa, que soube lidar com as suas estrelas, que foi um líder, um exemplo. Que também se emocionou, que levou os torcedores igualmente às lágrimas, que é o verdadeiro “dono da porra toda” (vai falar de futebol e não quer usar palavrão?). Todo mundo quer o de sempre: um operador de milagres.

Vi isso só depois que o jogo terminou. Aliás, nem sei que horas foi essa partida. Só me lembro de ter perguntado: – Pra que time você torce? E era apenas para o Brasil. Eu disse: – Nossa, que legal, eu torço pro Egito (desde criança), mas o Brasil é o meu terceiro time, depois do Palmeiras, porque meu pai é palmeirense e tal. Ele não viu sentido algum, também não se esforçou em entender, depois sorriu, fez o que tinha que fazer. Quase esqueci da Previdência e dos golpes todos.

Parece que ontem 90% dos brasileiros foram dormir felizes, inclusive eu, que abandonei temporariamente a lista dos 10% mais tristes e desesperançosos. Não, o nome dele não era Tite, mas estava no lugar certo, bem posicionado, com a canhota certeira de quem se autointitula centroavante. Nunca escrevi centroavante antes (até vou conferir, não tem hífen mesmo). Tem gente que o chama de ponta de lança, é o cara que fica no centro da linha de ataque e que busca oportunidades de gol. Vou convocar apenas desse tipo agora. É, vai ter Copa. Na Rússia. Quem disse que ia ser fácil?

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s