Vontade que dá e passa

Bateu uma vontade monstra de chorar, assim, do nada, sem motivo aparente, sem culpados, sem vítimas, sem beliscão, sem dor de dente, de garganta, de ouvido, coluna, fratura, machucado, lesão, hematoma, contusão, abalo, traumatismo. Deu vontade de mandar tudo pros ares, num sentimento recorrente de danar-se todo, com todos e sem todos. Deu vontade de chorar, mas tem tanta coisa para entregar ainda hoje: provas, e-mails, reuniões, agendas, planos de trabalho, tanta coisa urgente e atrasada para ser respondida. Querem respostas. Todo mundo quer. Tanto afeto para ser entregue e nada escrito na agenda: entregue seu coração para o primeiro que passar.

Sinto que não dá para segurar muito, um mililitro de lágrima escorre, não sei bem certo como é essa medida e se dá mesmo para falar em porcentagens de dor e de choro, avaliar a quantidade de lágrima que escorre e correlacionar tudo com o tamanho do buraco na saúde mental que percebo desde muito tempo. Penso, comparo, delineio, talvez alguém se interesse por estudar essas coisas. Por viver isso ninguém se interessa. Peço ajuda para a amiga que está online e ela não titubeia, rápida com a dor: “Invente um exercício: chora um pouquinho, ri um pouquinho, 550 km”.

Olho em volta, talvez seja apenas o ventilador que ressecou a lente de contato. Vou ao banheiro, termino de chorar, coloco os óculos. Talvez uma lente mais grossa me impeça de fazer o pior e repetir a cena. Os clichês todos vão dizer: chore. E eu, querendo me diferenciar, vou dizer: segura, represe. Então fecho as comportas da dor que vinha brotando igual piracema na tromba d’água. Foi o ventila-dor.

Anúncios

Autor: Fabio Scorsolini-Comin

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuo como professor universitário e, nas horas vagas ou não, tenho como companheira a literatura. Este blog se destina a interessados em literatura, Psicologia, comportamento e toda sorte de assuntos que rendam uma boa conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s